“O POVO SABE O QUE QUER,
MAS O POVO TAMBÉM QUER O QUE NÃO SABE!”
(Gilberto Gil)
VISÃO
O Canto das Artes trabalha para que possamos construir relações de união, amor ao próximo, solidariedade e respeito consigo mesmo, entre as pessoas e com o ambiente onde vivemos, com condições de sustentabilidade, cooperação e conhecimento, podendo assim possibilitar uma melhor qualidade de vida e atuação cidadã, de forma crítica e consciente para crianças, jovens e adultos freqüentadores.
MISSÃO
Fomentar e apoiar todo o tipo de ação que esteja a serviço da vida e em defesa da dignidade humana promovendo a diversidade social, cultural, artística e ambiental das atuais e futuras gerações.
JUSTIFICATIVA
O funcionamento do Canto das Artes se iniciou com o Projeto Sábado Voluntário foi criado para atender a demanda cada vez mais crescente de crianças em sua maioria em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, moradoras do Distrito. Foi implantado após a convivência dos profissionais envolvidos com estas crianças e percepção de carências a acesso a atividades artísticas, culturais, educacionais e de preservação do meio ambiente, que eram muito escassos. Além disso, foi percebido uma grande potencialidade e interesse dessas crianças, sendo as atividades estruturadas de acordo com a demanda apresentada por elas. Profissionais voluntários se interessaram pelo desenvolvimento das atividades que foram sendo realizadas sempre aos sábados, de forma simultânea e divididas por grupos de interesse. Desde sua implantação, já foram desenvolvidas várias oficinas, reforço escolar, apresentações, mostras, atividades lúdicas e pedagógicas, com duração de 3h semanais, ministradas por profissionais capacitados e voluntários, através de uma aprovação feita pelo grupo coordenador de acordo com formação técnica e experiência profissional, através de doações e parcerias. Com a procura cada vez maior pelas atividades, o grupo percebeu a necessidade de angariar recursos para a implementação e organização das atividades e necessidades que eram percebidas, procurando articular com as escolas e intensificar o acompanhamento da aprendizagem dos frequentadores. Sendo assim, o grupo se organizou e fundou, em 2007, a Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu "Canto das Artes", e participou de editais, conseguindo assim ampliar e estruturar melhor suas atividades, conseguindo responder adequadamente às demandas apresentadas pelos participantes.
BREVE HISTÓRICO
O Canto das Artes iniciou suas atividades em março de 2004, de maneira informal, através de encontros entre amigos na casa onde atualmente funciona o projeto, cedida especificamente para este fim, pelo idealizador e atualmente presidente da Associação, Tharson Lopes, tendo como também idealizadores, a atual secretária, Betânia Luz e amigos que moravam ou frequentavam assiduamente o Distrito, para simples encontros literários e ensaios musicais, chamando a atenção principalmente das crianças moradoras do local, atraídas pela música e por expressões artísticas, e esses encontros deram continuidade, sendo semanais, sempre com presença das crianças e amigos, aumentando gradativamente a presença e, consequentemente, as atividades, as quais foram ficando cada vez mais diversificadas e com maior número de participantes, atraindo ainda mais amigos e crianças e interessados, até que os encontros começaram a ser sistematizados e executados através do voluntariado e doações. Com o aumento da demanda, foi necessário organizar estratégias de sustentabilidade, organizando assim parcerias, realização de eventos culturais e formalização institucional, sendo fundada então a Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu - "Canto das Artes", possibilitando a participação em editais públicos e atendendo demais formalidades burocráticas.
Em 2007 a Associação inscreveu o Projeto Sábado Voluntário (ações sistematizadas dos encontros entre os amigos, oferecendo oficinas de arte, cultura, técnicas de preservação ambiental, comemorações de datas festivas, apresentações culturais, exibição de filmes, recreação, incentivo à leitura e escrita, reforço escolar e ações preventivas para a saúde infantil) na 2ª edição do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura, prêmio patrocinado pela Petrobras e coordenado pelo CENPEC (centro de estudos e pesquisas em educação, cultura e ação comunitária) sendo o projeto classificado como semifinalista na categoria Organização da sociedade civil da 2ºedição do Prêmio Cultura Viva, destinada a estimular e dar visibilidade às práticas culturais e educativas desenvolvidas para e com a comunidade, recebendo assim o certificado de iniciativa reconhecida pelo Ministério da Cultura. Neste mesmo ano, encaminhamos o requerimento de demonstração de interesse para execução do serviço de radiodifusão comunitária para o Distrito de Taquaruçu (conforme consta no Estatuto social - artigo 2º inciso VII do capitulo II- Dos objetivos e finalidades), que recebeu apoio da comunidade, organizações e representantes de setores da comunidade, encaminhando os documentos para candidatar à exploração do serviço de rádio comunitária, aguardando para o ano de 2010 sua liberação, contando com toda estrutura física e equipamentos necessários para sua execução.
Em 2008 o Projeto "Canto das Artes" participou do edital de chamada pública para entidades sem fins lucrativos interessadas em integrar a rede de Pontos de Cultura do Estado do Tocantins, convênio que tem por finalidade a consecução do Programa Mais Cultura do Governo Federal, mediante realização do Projeto Pontos de Cultura do Estado do Tocantins, conforme convênio nº 428/2007-MINC, firmado entre a União, por intermédio do Ministério da Cultura e o Estado do Tocantins, através da Secretaria da Juventude e Fundação Cultural. O referido convênio consiste em assistência técnica, desenvolvimento de atividades de integração, acompanhamento e apoio financeiro do projeto contemplado, o qual visa a ampliação das atividades, oferecendo oficinas gratuitas de arte, cultura, audiovisual, reciclagem, artesanato, marcenaria, produções e geração de renda para a comunidade, e ainda organização de eventos e montagem de espetáculos.
Em 2009, o Canto das Artes participou e foi contemplado no edital público do Programa Mais Cultura(Cine mais cultura), do Ministério da Cultura, firmando Termo de Permissão Gratuita de Uso e de Outras Disposições, com consonância com a Lei 8.666/93, com portaria n. 56, funcionando o Cineclube Canto das Artes, para exibição semanal de produções cinematográficas, capacitação de 10 jovens do ensino público em produção audiovisual. Ainda em 2009, o Projeto Sábado Voluntário foi inscrito no edital público do Prêmio Itaú/UNICEF, recebendo indicação para etapa semifinal participando em Belém – PA do evento de premiação para iniciativas da região norte que receberam o título de “Menção Honrosa” do prêmio Itaú-UNICEF.
Atualmente o Canto das Artes está funcionando todos os sábados, dando continuidade no projeto Sábado Voluntário, que sempre funcionou durante todo este período, durante a semana, com atividades do Ponto de Cultura e Cineclube, em articulação com as escolas públicas do Distrito. Conta com um espaço para comercialização dos produtos gerados durante as atividades, possibilitando a geração de renda para os participantes, ampliação do espaço físico para acolher a implantação dos projetos, e a disposição de uma página na internet sob o domínio www.cantodasartes.org.br
PERFIL DE ATUAÇÃO
O Canto das Artes é uma instituição, não governamental, sem fins lucrativos, que também trabalha com atividades voluntárias e com o apoio da comunidade local, fomentando e defendendo o diálogo, as parcerias, a coletividade, união, diversidade, pesquisa, a melhoria da qualidade de vida estimulando o trabalho voluntário, e criando formas alternativas de sustentabilidade.
Sua atuação é comprometida com a promoção e apoio a ações pela defesa, resgate e conservação do meio ambiente e do patrimônio material e imaterial em prol da diversidade, da memória e das identidades culturais. Visa ainda estimular o debate e a reflexão crítica, preferencialmente valorizando a criatividade, as potencialidades, a expressão e as atitudes inovadoras, através da realização de encontros, seminários, simpósios, congressos, fóruns, oficinas, cursos, feiras, intercâmbios, capacitações, apresentações, palestras e vivências nas áreas da arte, cultura, educação e meio ambiente, utilizando tecnologias inovadoras para promover atividades de inclusão digital, propiciar o intercâmbio de informações entre a comunidade local e o mundo.
PÚBLICO ALVO
As crianças, jovens, adultos da comunidade e visitantes. Temos como foco a formação de jovens e adultos com o trabalho voluntário.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Sábado Voluntário
Atividades artísticas, culturais e de preservação do meio ambiente, voltadas as crianças e jovens de Taquaruçu (envolve 30 voluntários, 50 crianças e jovens frequentemente e mais de 300 crianças em dias de evento). As crianças participantes são acompanhadas por equipe técnica, formada por profissionais voluntários, sendo oferecidas atividades lúdicas, lanches, oficinas artísticas, apresentações, leitura dirigida, mostras, envolvimento familiar e encaminhamentos para parceiros em atendimentos de saúde e sócio assistencial.
MAS O POVO TAMBÉM QUER O QUE NÃO SABE!”
(Gilberto Gil)
VISÃO
O Canto das Artes trabalha para que possamos construir relações de união, amor ao próximo, solidariedade e respeito consigo mesmo, entre as pessoas e com o ambiente onde vivemos, com condições de sustentabilidade, cooperação e conhecimento, podendo assim possibilitar uma melhor qualidade de vida e atuação cidadã, de forma crítica e consciente para crianças, jovens e adultos freqüentadores.
MISSÃO
Fomentar e apoiar todo o tipo de ação que esteja a serviço da vida e em defesa da dignidade humana promovendo a diversidade social, cultural, artística e ambiental das atuais e futuras gerações.
JUSTIFICATIVA
O funcionamento do Canto das Artes se iniciou com o Projeto Sábado Voluntário foi criado para atender a demanda cada vez mais crescente de crianças em sua maioria em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, moradoras do Distrito. Foi implantado após a convivência dos profissionais envolvidos com estas crianças e percepção de carências a acesso a atividades artísticas, culturais, educacionais e de preservação do meio ambiente, que eram muito escassos. Além disso, foi percebido uma grande potencialidade e interesse dessas crianças, sendo as atividades estruturadas de acordo com a demanda apresentada por elas. Profissionais voluntários se interessaram pelo desenvolvimento das atividades que foram sendo realizadas sempre aos sábados, de forma simultânea e divididas por grupos de interesse. Desde sua implantação, já foram desenvolvidas várias oficinas, reforço escolar, apresentações, mostras, atividades lúdicas e pedagógicas, com duração de 3h semanais, ministradas por profissionais capacitados e voluntários, através de uma aprovação feita pelo grupo coordenador de acordo com formação técnica e experiência profissional, através de doações e parcerias. Com a procura cada vez maior pelas atividades, o grupo percebeu a necessidade de angariar recursos para a implementação e organização das atividades e necessidades que eram percebidas, procurando articular com as escolas e intensificar o acompanhamento da aprendizagem dos frequentadores. Sendo assim, o grupo se organizou e fundou, em 2007, a Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu "Canto das Artes", e participou de editais, conseguindo assim ampliar e estruturar melhor suas atividades, conseguindo responder adequadamente às demandas apresentadas pelos participantes.
BREVE HISTÓRICO
O Canto das Artes iniciou suas atividades em março de 2004, de maneira informal, através de encontros entre amigos na casa onde atualmente funciona o projeto, cedida especificamente para este fim, pelo idealizador e atualmente presidente da Associação, Tharson Lopes, tendo como também idealizadores, a atual secretária, Betânia Luz e amigos que moravam ou frequentavam assiduamente o Distrito, para simples encontros literários e ensaios musicais, chamando a atenção principalmente das crianças moradoras do local, atraídas pela música e por expressões artísticas, e esses encontros deram continuidade, sendo semanais, sempre com presença das crianças e amigos, aumentando gradativamente a presença e, consequentemente, as atividades, as quais foram ficando cada vez mais diversificadas e com maior número de participantes, atraindo ainda mais amigos e crianças e interessados, até que os encontros começaram a ser sistematizados e executados através do voluntariado e doações. Com o aumento da demanda, foi necessário organizar estratégias de sustentabilidade, organizando assim parcerias, realização de eventos culturais e formalização institucional, sendo fundada então a Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu - "Canto das Artes", possibilitando a participação em editais públicos e atendendo demais formalidades burocráticas.
Em 2007 a Associação inscreveu o Projeto Sábado Voluntário (ações sistematizadas dos encontros entre os amigos, oferecendo oficinas de arte, cultura, técnicas de preservação ambiental, comemorações de datas festivas, apresentações culturais, exibição de filmes, recreação, incentivo à leitura e escrita, reforço escolar e ações preventivas para a saúde infantil) na 2ª edição do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura, prêmio patrocinado pela Petrobras e coordenado pelo CENPEC (centro de estudos e pesquisas em educação, cultura e ação comunitária) sendo o projeto classificado como semifinalista na categoria Organização da sociedade civil da 2ºedição do Prêmio Cultura Viva, destinada a estimular e dar visibilidade às práticas culturais e educativas desenvolvidas para e com a comunidade, recebendo assim o certificado de iniciativa reconhecida pelo Ministério da Cultura. Neste mesmo ano, encaminhamos o requerimento de demonstração de interesse para execução do serviço de radiodifusão comunitária para o Distrito de Taquaruçu (conforme consta no Estatuto social - artigo 2º inciso VII do capitulo II- Dos objetivos e finalidades), que recebeu apoio da comunidade, organizações e representantes de setores da comunidade, encaminhando os documentos para candidatar à exploração do serviço de rádio comunitária, aguardando para o ano de 2010 sua liberação, contando com toda estrutura física e equipamentos necessários para sua execução.
Em 2008 o Projeto "Canto das Artes" participou do edital de chamada pública para entidades sem fins lucrativos interessadas em integrar a rede de Pontos de Cultura do Estado do Tocantins, convênio que tem por finalidade a consecução do Programa Mais Cultura do Governo Federal, mediante realização do Projeto Pontos de Cultura do Estado do Tocantins, conforme convênio nº 428/2007-MINC, firmado entre a União, por intermédio do Ministério da Cultura e o Estado do Tocantins, através da Secretaria da Juventude e Fundação Cultural. O referido convênio consiste em assistência técnica, desenvolvimento de atividades de integração, acompanhamento e apoio financeiro do projeto contemplado, o qual visa a ampliação das atividades, oferecendo oficinas gratuitas de arte, cultura, audiovisual, reciclagem, artesanato, marcenaria, produções e geração de renda para a comunidade, e ainda organização de eventos e montagem de espetáculos.
Em 2009, o Canto das Artes participou e foi contemplado no edital público do Programa Mais Cultura(Cine mais cultura), do Ministério da Cultura, firmando Termo de Permissão Gratuita de Uso e de Outras Disposições, com consonância com a Lei 8.666/93, com portaria n. 56, funcionando o Cineclube Canto das Artes, para exibição semanal de produções cinematográficas, capacitação de 10 jovens do ensino público em produção audiovisual. Ainda em 2009, o Projeto Sábado Voluntário foi inscrito no edital público do Prêmio Itaú/UNICEF, recebendo indicação para etapa semifinal participando em Belém – PA do evento de premiação para iniciativas da região norte que receberam o título de “Menção Honrosa” do prêmio Itaú-UNICEF.
Atualmente o Canto das Artes está funcionando todos os sábados, dando continuidade no projeto Sábado Voluntário, que sempre funcionou durante todo este período, durante a semana, com atividades do Ponto de Cultura e Cineclube, em articulação com as escolas públicas do Distrito. Conta com um espaço para comercialização dos produtos gerados durante as atividades, possibilitando a geração de renda para os participantes, ampliação do espaço físico para acolher a implantação dos projetos, e a disposição de uma página na internet sob o domínio www.cantodasartes.org.br
PERFIL DE ATUAÇÃO
O Canto das Artes é uma instituição, não governamental, sem fins lucrativos, que também trabalha com atividades voluntárias e com o apoio da comunidade local, fomentando e defendendo o diálogo, as parcerias, a coletividade, união, diversidade, pesquisa, a melhoria da qualidade de vida estimulando o trabalho voluntário, e criando formas alternativas de sustentabilidade.
Sua atuação é comprometida com a promoção e apoio a ações pela defesa, resgate e conservação do meio ambiente e do patrimônio material e imaterial em prol da diversidade, da memória e das identidades culturais. Visa ainda estimular o debate e a reflexão crítica, preferencialmente valorizando a criatividade, as potencialidades, a expressão e as atitudes inovadoras, através da realização de encontros, seminários, simpósios, congressos, fóruns, oficinas, cursos, feiras, intercâmbios, capacitações, apresentações, palestras e vivências nas áreas da arte, cultura, educação e meio ambiente, utilizando tecnologias inovadoras para promover atividades de inclusão digital, propiciar o intercâmbio de informações entre a comunidade local e o mundo.
PÚBLICO ALVO
As crianças, jovens, adultos da comunidade e visitantes. Temos como foco a formação de jovens e adultos com o trabalho voluntário.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Sábado Voluntário
Atividades artísticas, culturais e de preservação do meio ambiente, voltadas as crianças e jovens de Taquaruçu (envolve 30 voluntários, 50 crianças e jovens frequentemente e mais de 300 crianças em dias de evento). As crianças participantes são acompanhadas por equipe técnica, formada por profissionais voluntários, sendo oferecidas atividades lúdicas, lanches, oficinas artísticas, apresentações, leitura dirigida, mostras, envolvimento familiar e encaminhamentos para parceiros em atendimentos de saúde e sócio assistencial.
Música e dança
Literatura e teatro
Atividades circenses
Pintura e desenho
Entretenimento
Comemorações
Gestão ambiental transversalizada em todas as ações
Trabalho de conscientização, plantio de mudas, reciclagem, passeios ecológicos, mutirões de limpeza, conhecimento dos locais e recursos regionais.
Feira de Trocas
Feiras realizadas esporadicamente, onde é incentivada uma forma alternativa de consumo (escambo/troca), em um ambiente onde também é incentivada a expressão artística e cultural como moeda de troca. (envolve cerca de 5 pessoas voluntárias para organização e público estimado de 60 pessoas por feira).
Feiras realizadas esporadicamente, onde é incentivada uma forma alternativa de consumo (escambo/troca), em um ambiente onde também é incentivada a expressão artística e cultural como moeda de troca. (envolve cerca de 5 pessoas voluntárias para organização e público estimado de 60 pessoas por feira).
Cineclube Canto das Artes
Mostras de vídeo semanais, direcionadas ao público infantil, juvenil e adulto, associadas a expressão artística, produção audiovisual e debates. (envolve 4 voluntários, e um público aproximado de 30 pessoas por sessão).
Espaço interno para dias de chuva Espaço externo para dias de calor
Ponto de Cultura Canto das Artes
Projeto que tem como principal objetivo oferecer oficinas gratuitas e atividades artísticas, culturais de preservação do meio ambiente, inclusão digital, funcionamento de rádio comunitária, produção audiovisual e espetáculos artísticos, direcionadas para crianças e jovens da comunidade.
Inclusão digital e oficinas de audiovisual capoeira
Percepção musical e violão Reciclagem
Bateria Percussão
Lua Cheia na Serra
Ação de fomento às expressões artísticas e culturais, com frequência mensal, através de espaço para a diversidade cultural e manifestações locais. Projeto realizado através de eventos culturais, iniciado como uma forma alternativa de sustentabilidade das ações com a comunidade (envolve 4 voluntários, 2 funcionários, e público estimado de 100 pessoas por evento, já chegando a atingir 600 pessoas em dia de maior público).
Geração de renda – Projeto Dona Filó
Oportunidade de renda para as famílias participantes através da produção e comercialização de artesanato, onde é oportunizado o empreendedorismo, cooperativismo e trabalho em equipe principalmente para mulheres jovens e adultas do distrito e que tenham vínculo com as crianças e jovens participantes das atividades.
PARCERIAS e APOIOS
O Canto das Artes desenvolve ações desde março de 2004 e desde então já contou com diversas parcerias entre elas, instituições públicas (tais como: Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, Fundação Cultural do Estado do Tocantins, Fundação Cultural de Palmas, Secretaria Estadual e Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, UFT - Universidade Federal do Tocantins, ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, Claro – telefonia, SESC), Associações (META - Movimento Ecológico de Taquaruçu, Associação de Amigos de Taquaruçu, Associação de Moradores de Taquaruçu, Casa da Árvore, Associação de Mudas e Viveiros de Taquaruçu, AVATUM – Associação de Pequenos Produtores do Vale do Mutum, Associação de Quadrilhas Luar da Serra de Taquaruçu), Institutos (Instituto Ecológica, Instituto Cooperar), Comerciantes (Portal da Serra, Comercial Sul, Oba Oba), Pontos de Cultura (Aldeia Taboka Grande, Tambores do Tocantins), projetos (Tambores do Tocantins, Telinha de Cinema, Movimento pela Vida, Enduro a pé 40 graus no Cerrado, Caminhão SESC, Festival PMW, Viver Taquaruçu, Festival de Inverno de Taquaruçu), além de doações e serviços voluntários dos associados e visitantes.
PREMIAÇÕES, RECONHECIMENTOS E CONTEMPLAÇÕES:
2007 - Prêmio Cultura Viva - Ministério da Cultura - Certificado de iniciativa reconhecida.
2008 - Contemplado em edital público dos Pontos de Cultura do Estado do Tocantins - parceria entre Secretaria Estadual da Juventude e Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura.
2009 - Contemplado em edital público de Cineclubes, do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura.
2009 - Classificado como semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef - título de “Menção Honrosa”.
Selos autorizados:
ESPAÇO FÍSICO
Espaço físico onde é realizado o Projeto Canto das Artes, é de propriedade do idealizador e atual presidente da associação, que cedeu o espaço para o funcionamento das atividades. O imóvel é uma casa, com 7 cômodos, sendo eles divididos em um salão, 3 salas, cozinha, 2 banheiros, 1 mezanino, 1 varanda e uma área externa, gramada, onde acontecem as atividades. O espaço tem capacidade para acolher até 500 pessoas em um único evento, além de dispor da capacidade de atender até 30 alunos por atividade.
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA - GESTÃO 2009/2011
Presidente
Tharson David Lopes
Fotógrafo e músico, além de idealizador do projeto, é professor de bateria e voluntário. Fez formação Técnica na UFMG -Faculdade de Belas Artes - Belo Horizonte, MG e graduado no Curso Tecnológico de Fotografia pela Ulbra (Universidade Luterana do Brasil, em Palmas- TO).
Vice-presidente
André Luiz de Sousa Almeida
Protético, voluntário, instrutor de atividades infantis desde o início de seu funcionamento.
Secretária
Betânia Cristina da Luz Pontes
Psicóloga, idealizadora do projeto, coordenadora geral, supervisora de atividades infanto-juvenis e voluntária. Graduada em Psicologia e pós-graduada em psicodiagnóstico pela Universidade Católica de Goiás.
Diretora Financeira
Alessandra de Lábio
Psicóloga, arte-terapeuta, voluntária na execução de atividades infantis desde 2005. Graduada em Psicologia
Conselho Fiscal: Andrea Bangoim (Economista, Educadora Ambiental, moradora do Distrito), Lorena Rodrigues(Estudante de Engenharia Ambiental, participou de projetos de preservação ambiental, participante das atividades como voluntária desde 2005 e Eucilene Fernandes (mãe de 1 criança e 2 jovens frequentadores desde o início das atividades no Canto das Artes, moradora do Distrito e voluntária).
METODOLOGIA
A metodologia pedagógica utilizada se baseia na pedagogia do encontro, onde as práticas do saber e a oralidade são valorizadas, sendo o conhecimento transmitido, prioritariamente, através do estímulo ao interesse, envolvimento, prática e experimentação, que se desenvolve juntamente com a teoria e saber científico, potencializando o aprendizado. Focamos ainda o empoderamento, autonomia, união, e a sustentabilidade com metas principais do aprendizado.
São estimuladas as práticas de vivência familiar, educação formal, saúde integral e cuidados com o corpo e com o ambiente, estes de forma transversalizada em todas as ações.
As oficinas são ministradas semanalmente, em grupo, conforme o interesse, idade e nível de desenvolvimento e quando existe a demanda, os alunos são acompanhados individualmente para sanar dificuldades que possam ser apresentadas. O acompanhamento psicopedagógico é realizado em parceria com a escola na qual o aluno está inserido através de encontros mensais com os professores e os pais para, juntos, escola, pais e associação, cheguem juntos à conclusão e sugestão de alternativas que possam auxiliar no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento psicossocial.
No Projeto Sábado Voluntário as atividades são simultâneas, e os grupos separados por nível de interesse, levando em consideração a viabilidade da convivência pela idade e desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas.
Em todas as atividades do Canto das Artes, são trabalhadas e incentivadas a socialização, relações familiares, exercício da cidadania, visão crítica e ética da realidade, através do diálogo e da informação, respeitando a diversidade e multiplicidade de saberes e viveres existentes.
Nossas ações se iniciaram de forma voluntária, e atualmente fomentamos o trabalho voluntário, acreditando ser uma alternativa possível para mudar o mundo e torná-lo mais justo e igualitário. Contamos com um programa de formação de voluntários, onde é oferecida capacitação para o trabalho a ser realizado nesta e em outras instituições, e desta forma podemos contribuir para que jovens consigam visualizar o outro e o ambiente como partes integrantes da mesma natureza e sensibilizar para necessidades que dependem, muito particularmente, da vontade e do desejo de transformação.
DEPOIMENTOS
CRÔNICA DO CANTO
Palmas, 22 de abril de 2006
Autora: Camila Santos
Frequentadora, voluntária e associada do Canto das Artes
Quem Conta um Conto Encontra um Canto
... É, essa definitivamente é a premissa inicial que impulsionou o nascimento do Canto da Artes, que ao meu ver parece bem mais que um mero canto. Aconchegante e acolhedor sim, porém figurativamente o que vem a minha memória possui uma geometria um pouco mais ampla e abrangente, remete-me a um círculo talvez, á uma grande e redonda távola e, tal qual a sua similar histórica mais famosa abriga nobres e corajosos cavaleiros, de ambos os gêneros é claro. Dispõe de espaço, vez e voz para cada um deles. As armas e vestimentas um pouco diferentes, desfrutam de um ar mais contemporâneo, uma ode á modernidade, mas os motivos, os mesmos talvez; causas internas latentes, simbolizadas em cada gesto e em expressões obstinadas, dotadas de irreverentes performances. Batalhas travadas com uma intensa e árdua dedicação, inimigos do ócio mental e da fatigante cultura social. Em sua fortaleza um incansável exército em defesa da livre manifestação da arte, do voluntarismo e da exacerbação de nobres e antigos sentimentos. Instrumentos bélicos??? Faz-se uso de qualquer um que produza pacíficas e eufóricas sensações de expansão da alma; microfones, guitarras e tambores empunhados, conduzindo à movimentação de corpos inebriados, de amantes da boa cultura. Decididamente um rito medieval. De culto á natureza, á poesia, ao fogo, ás damas dançantes e ao som dos mais variados instrumentos. A Deusa? Ah sim! A lua, que está sempre ás voltas com gracejos, agradecendo á reverência, delineando afagos ás mais diversas considerações a respeito da arte e da experiência social humana. Um canto! Aqui cantado em verso e prosa em notas experimentais, e que tem espaço para este conto e para muitos mais.
Eriane Rodrigues Oliveira, 34 anos, mãe e voluntária do Canto das Artes desde o início de seu funcionamento:
“Tenho cinco filhos e todos participam do Canto desde que começou. Minha mais nova estava na barriga quando começou a ir comigo, já tem um ano e levo todas as vezes que tem atividade no Canto das Artes. Gosto muito das festas comemorativas como natal, dia da criança, aniversário do Canto, mas o melhor dia foi a festa sobre meio ambiente, até dona Filó participou, ela já é velhinha, mas adora o Canto. Nós mães e as crianças catamos lixo, organizadamente, para que pudessem ser reciclados e assim ajudar o planeta. Levamos esse ensinamento para casa, as crianças não jogam lixo em qualquer lugar e sabem reciclar fazendo brinquedos como aprenderam, agora lá em casa tudo se transforma em brinquedo”.
CONTATO
Email: cantodasartes@yahoo.com.br
Site: http://www.cantodasartes.org.br/
Endereço: Rua 29 com rua 30,quadra 89 lote 15, Taquaruçu, Palmas/TO
Telefone: (63)3554-1604
Mostras de vídeo semanais, direcionadas ao público infantil, juvenil e adulto, associadas a expressão artística, produção audiovisual e debates. (envolve 4 voluntários, e um público aproximado de 30 pessoas por sessão).
Espaço interno para dias de chuva Espaço externo para dias de calor
Ponto de Cultura Canto das Artes
Projeto que tem como principal objetivo oferecer oficinas gratuitas e atividades artísticas, culturais de preservação do meio ambiente, inclusão digital, funcionamento de rádio comunitária, produção audiovisual e espetáculos artísticos, direcionadas para crianças e jovens da comunidade.
Inclusão digital e oficinas de audiovisual capoeira
Percepção musical e violão Reciclagem
Bateria Percussão
Lua Cheia na Serra
Ação de fomento às expressões artísticas e culturais, com frequência mensal, através de espaço para a diversidade cultural e manifestações locais. Projeto realizado através de eventos culturais, iniciado como uma forma alternativa de sustentabilidade das ações com a comunidade (envolve 4 voluntários, 2 funcionários, e público estimado de 100 pessoas por evento, já chegando a atingir 600 pessoas em dia de maior público).
Geração de renda – Projeto Dona Filó
Oportunidade de renda para as famílias participantes através da produção e comercialização de artesanato, onde é oportunizado o empreendedorismo, cooperativismo e trabalho em equipe principalmente para mulheres jovens e adultas do distrito e que tenham vínculo com as crianças e jovens participantes das atividades.
PARCERIAS e APOIOS
O Canto das Artes desenvolve ações desde março de 2004 e desde então já contou com diversas parcerias entre elas, instituições públicas (tais como: Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, Fundação Cultural do Estado do Tocantins, Fundação Cultural de Palmas, Secretaria Estadual e Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, UFT - Universidade Federal do Tocantins, ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, Claro – telefonia, SESC), Associações (META - Movimento Ecológico de Taquaruçu, Associação de Amigos de Taquaruçu, Associação de Moradores de Taquaruçu, Casa da Árvore, Associação de Mudas e Viveiros de Taquaruçu, AVATUM – Associação de Pequenos Produtores do Vale do Mutum, Associação de Quadrilhas Luar da Serra de Taquaruçu), Institutos (Instituto Ecológica, Instituto Cooperar), Comerciantes (Portal da Serra, Comercial Sul, Oba Oba), Pontos de Cultura (Aldeia Taboka Grande, Tambores do Tocantins), projetos (Tambores do Tocantins, Telinha de Cinema, Movimento pela Vida, Enduro a pé 40 graus no Cerrado, Caminhão SESC, Festival PMW, Viver Taquaruçu, Festival de Inverno de Taquaruçu), além de doações e serviços voluntários dos associados e visitantes.
PREMIAÇÕES, RECONHECIMENTOS E CONTEMPLAÇÕES:
2007 - Prêmio Cultura Viva - Ministério da Cultura - Certificado de iniciativa reconhecida.
2008 - Contemplado em edital público dos Pontos de Cultura do Estado do Tocantins - parceria entre Secretaria Estadual da Juventude e Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura.
2009 - Contemplado em edital público de Cineclubes, do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura.
2009 - Classificado como semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef - título de “Menção Honrosa”.
Selos autorizados:
ESPAÇO FÍSICO
Espaço físico onde é realizado o Projeto Canto das Artes, é de propriedade do idealizador e atual presidente da associação, que cedeu o espaço para o funcionamento das atividades. O imóvel é uma casa, com 7 cômodos, sendo eles divididos em um salão, 3 salas, cozinha, 2 banheiros, 1 mezanino, 1 varanda e uma área externa, gramada, onde acontecem as atividades. O espaço tem capacidade para acolher até 500 pessoas em um único evento, além de dispor da capacidade de atender até 30 alunos por atividade.
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA - GESTÃO 2009/2011
Presidente
Tharson David Lopes
Fotógrafo e músico, além de idealizador do projeto, é professor de bateria e voluntário. Fez formação Técnica na UFMG -Faculdade de Belas Artes - Belo Horizonte, MG e graduado no Curso Tecnológico de Fotografia pela Ulbra (Universidade Luterana do Brasil, em Palmas- TO).
Vice-presidente
André Luiz de Sousa Almeida
Protético, voluntário, instrutor de atividades infantis desde o início de seu funcionamento.
Secretária
Betânia Cristina da Luz Pontes
Psicóloga, idealizadora do projeto, coordenadora geral, supervisora de atividades infanto-juvenis e voluntária. Graduada em Psicologia e pós-graduada em psicodiagnóstico pela Universidade Católica de Goiás.
Diretora Financeira
Alessandra de Lábio
Psicóloga, arte-terapeuta, voluntária na execução de atividades infantis desde 2005. Graduada em Psicologia
Conselho Fiscal: Andrea Bangoim (Economista, Educadora Ambiental, moradora do Distrito), Lorena Rodrigues(Estudante de Engenharia Ambiental, participou de projetos de preservação ambiental, participante das atividades como voluntária desde 2005 e Eucilene Fernandes (mãe de 1 criança e 2 jovens frequentadores desde o início das atividades no Canto das Artes, moradora do Distrito e voluntária).
METODOLOGIA
A metodologia pedagógica utilizada se baseia na pedagogia do encontro, onde as práticas do saber e a oralidade são valorizadas, sendo o conhecimento transmitido, prioritariamente, através do estímulo ao interesse, envolvimento, prática e experimentação, que se desenvolve juntamente com a teoria e saber científico, potencializando o aprendizado. Focamos ainda o empoderamento, autonomia, união, e a sustentabilidade com metas principais do aprendizado.
São estimuladas as práticas de vivência familiar, educação formal, saúde integral e cuidados com o corpo e com o ambiente, estes de forma transversalizada em todas as ações.
As oficinas são ministradas semanalmente, em grupo, conforme o interesse, idade e nível de desenvolvimento e quando existe a demanda, os alunos são acompanhados individualmente para sanar dificuldades que possam ser apresentadas. O acompanhamento psicopedagógico é realizado em parceria com a escola na qual o aluno está inserido através de encontros mensais com os professores e os pais para, juntos, escola, pais e associação, cheguem juntos à conclusão e sugestão de alternativas que possam auxiliar no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento psicossocial.
No Projeto Sábado Voluntário as atividades são simultâneas, e os grupos separados por nível de interesse, levando em consideração a viabilidade da convivência pela idade e desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas.
Em todas as atividades do Canto das Artes, são trabalhadas e incentivadas a socialização, relações familiares, exercício da cidadania, visão crítica e ética da realidade, através do diálogo e da informação, respeitando a diversidade e multiplicidade de saberes e viveres existentes.
Nossas ações se iniciaram de forma voluntária, e atualmente fomentamos o trabalho voluntário, acreditando ser uma alternativa possível para mudar o mundo e torná-lo mais justo e igualitário. Contamos com um programa de formação de voluntários, onde é oferecida capacitação para o trabalho a ser realizado nesta e em outras instituições, e desta forma podemos contribuir para que jovens consigam visualizar o outro e o ambiente como partes integrantes da mesma natureza e sensibilizar para necessidades que dependem, muito particularmente, da vontade e do desejo de transformação.
DEPOIMENTOS
CRÔNICA DO CANTO
Palmas, 22 de abril de 2006
Autora: Camila Santos
Frequentadora, voluntária e associada do Canto das Artes
Quem Conta um Conto Encontra um Canto
... É, essa definitivamente é a premissa inicial que impulsionou o nascimento do Canto da Artes, que ao meu ver parece bem mais que um mero canto. Aconchegante e acolhedor sim, porém figurativamente o que vem a minha memória possui uma geometria um pouco mais ampla e abrangente, remete-me a um círculo talvez, á uma grande e redonda távola e, tal qual a sua similar histórica mais famosa abriga nobres e corajosos cavaleiros, de ambos os gêneros é claro. Dispõe de espaço, vez e voz para cada um deles. As armas e vestimentas um pouco diferentes, desfrutam de um ar mais contemporâneo, uma ode á modernidade, mas os motivos, os mesmos talvez; causas internas latentes, simbolizadas em cada gesto e em expressões obstinadas, dotadas de irreverentes performances. Batalhas travadas com uma intensa e árdua dedicação, inimigos do ócio mental e da fatigante cultura social. Em sua fortaleza um incansável exército em defesa da livre manifestação da arte, do voluntarismo e da exacerbação de nobres e antigos sentimentos. Instrumentos bélicos??? Faz-se uso de qualquer um que produza pacíficas e eufóricas sensações de expansão da alma; microfones, guitarras e tambores empunhados, conduzindo à movimentação de corpos inebriados, de amantes da boa cultura. Decididamente um rito medieval. De culto á natureza, á poesia, ao fogo, ás damas dançantes e ao som dos mais variados instrumentos. A Deusa? Ah sim! A lua, que está sempre ás voltas com gracejos, agradecendo á reverência, delineando afagos ás mais diversas considerações a respeito da arte e da experiência social humana. Um canto! Aqui cantado em verso e prosa em notas experimentais, e que tem espaço para este conto e para muitos mais.
Eriane Rodrigues Oliveira, 34 anos, mãe e voluntária do Canto das Artes desde o início de seu funcionamento:
“Tenho cinco filhos e todos participam do Canto desde que começou. Minha mais nova estava na barriga quando começou a ir comigo, já tem um ano e levo todas as vezes que tem atividade no Canto das Artes. Gosto muito das festas comemorativas como natal, dia da criança, aniversário do Canto, mas o melhor dia foi a festa sobre meio ambiente, até dona Filó participou, ela já é velhinha, mas adora o Canto. Nós mães e as crianças catamos lixo, organizadamente, para que pudessem ser reciclados e assim ajudar o planeta. Levamos esse ensinamento para casa, as crianças não jogam lixo em qualquer lugar e sabem reciclar fazendo brinquedos como aprenderam, agora lá em casa tudo se transforma em brinquedo”.
CONTATO
Email: cantodasartes@yahoo.com.br
Site: http://www.cantodasartes.org.br/
Endereço: Rua 29 com rua 30,quadra 89 lote 15, Taquaruçu, Palmas/TO
Telefone: (63)3554-1604